sw01 Julho 08

Etiquetas

Nos trilhos da Rota Vicentina

sw01sw02 sw03 sw04 sw05 sw06 sw07

Hoje, dia 07 de Julho, comemoram-se os 25 anos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que se situa entre Porto Côvo no Alentejo e Burgau no Algarve, são mais de 100km de costa e uma das maiores concentrações de biodiversidade de Portugal.

Mais  conhecido pelas suas praias paradisíacas, o Parque, para além da faixa costeira  inclui o vale do rio Mira desde a foz até à vila de Odemira e muitas outras maravilhas da natureza com tanta biodiversidade: arribas e falésias, praias, ilhotas e recifes, o estuário do Mira, o cabo Sardão e de São Vicente.

Mas para assinalar este dia, gostava de vos falar da Rota Vicentina,  que é um percurso pedestre inserido e ao longo de todo o  Parque Natural e que pretende incentivar o turismo de natureza na região.

É um projecto recente das Casas Brancas, com dois anos,  e na minha opinião, uma  referência e um exemplo de excelência no que se refere ao turismo ambiental e cultural.  Prova disso é já a grande procura de turistas do norte e centro da europa, grandes adeptos  de um turismo consciente.

A Rota Vicentina percorre mais de 350 km do Parque Sudoeste e é composta por dois percuros distintos: Caminho Histórico, que liga Santiago do Cacém ao Cabo de S. Vicente, e o Trilho dos Pescadores, que liga Porto Covo a Odeceixe.

Como exemplificam as imagens, já percorreri os trilhos desta Rota, neste caso a segunda metade do percurso do Caminho Histórico, que engloba a ribeira do Torgal e o Pego das Pias, que é um local de uma beleza e calma ímpares. Mas claro que os privilégios destas caminhadas são imensos, não só pela magnífica paisagem, como tudo o que o contacto com a natureza implica. O prazer de poder observar todos os animais, plantas e árvores que se cruzam e ao nosso ritmo é um dos pontos fortes, mas claro, respeitando sempre o código de conduta do caminhante.

Para finalizar, gostava de referir que é uma  inicativa que pode ser feita em família e garanto-vos que as crianças vão adorar…

Agora, vistam roupas confortáveis, preparem as vossas mochilas e ponham-se ao caminho!